sábado, 29 de maio de 2010

03. INSTITUCIONAL


Integrantes da ala das filhas de santo (ala das rosas) coordenada por Ana Célia Paiva e Mãe Margarida.



A Associação cultural Maracatu Rei do Congo (ACMRC), entidade cultural sem fins lucrativos com sede e foro nesta capital (Fortaleza-CE), iniciou seus trabalhos em 29 de setembro de 2009 participando pouco tempo depois do desfile oficial das agremiações carnavalescas desta mesma cidade realizado na Avenida Domingos Olímpio sendo o mesmo agraciado com o quinto lugar apesar do pouco tempo de sua fundação. Maracatu guerreiro e engajado, faz alusão a figura mítica do "Rei do Congo" (manicongo) trazida ao Brasil por africanos (sobre tudo os de etnia banto) oriundos das regiões congo-angolanas. Esta entidade tem como parâmetro realizar uma releitura desta tradição cultural de gênese africana e de suas vertentes, levando-se em consideração suas respectivas mutações históricas onde predominam-se: Congos, reis e o maracatu aqui enfatizado. Acreditamos que tais ações são imbuídas da necessidade de resistência e difusão da cultura africana em nosso estado, por isso mesmo, sempre priorizamos a responsabilidade social através do profissionalismo técnico, incutindo sempre em nossos afiliados a obrigação da preservação de nosso patrimônio material e imaterial.



Trilhando neste mesmo ideal, a ACMRC tem como meta a reimplantação e/ou reestruturação de aparelhos culturais desativados ou em vias de degradação ou esquecimento como é o caso da “Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Capital” já extinta em meados da segunda metade do século XIX, responsável entre outras façanhas pela construção do templo destinado a esta santa e pelas antigas coroações de reis negros do rosário.



Tais empreendimentos denotam de forma clara e objetiva, nossa reais intenções quanto a preservação, difusão e reiteração da cultura negra em nossa região.




DIRETORIA:


Presidente: Rodrigo Damasceno Rodrigues
Diretor Institucional: Descartes Gadelha
Diretora Geral e Mentora: Ana Célia Paiva
Diretora de patrimônio: Eunizete
Secretário: César Cantidio Brasil de Souza
Conselheira Fiscal: Maria Inês Mapurunga de Miranda


CORES PREDOMINATES:


Azul turquesa, amarelo canário, branco e eventualmente a vermelha.


NÚMERO DE ALAS:
10 Alas

DATAS COMEMORATIVAS

06/01 - Dia de Reis (Congos). Coroação de reis na Igreja do Rosário e/ou na Sede do Maracatu;

02/02 - Nossa Senhora das Candeias;

08/02 - Dia de Santa Backita;

14 a 18/02 - Carnaval;

14/03 - Dia de Santo Antônio de Categeró;

25/03 - Dia do Maracatu;

22/04 - Procissão de Bom Jesus dos passos (Semana Santa);

23/04 - Dia de São Jorge Guerreiro

21/09 - Dia de Santa Ifigênia;

26/09 - São Cosme e Damião

07/10 e 04/10 - Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Inicio dos ensaios do maracatu);

29/10 - Aniversário de fundação do maracatu;

23/12 - Festejo Natalino (confraternização).

31/12 - Reveillon (Confraternização).

Obs: Todo dia 07 de cada mês haverá terço em homenagem e graça a Nossa Senhora do Rosário que será realizado de maneira peregrina visitando as casas dos associados que se dispuserem a recebê-lo.